O Procon atualizou os sites de compras eletrônicas não confiáveis. Foram 71 novas páginas que entraram na lista negra, que foi criada em 2011. O órgão disponibiliza um arquivo com a lista completa no site.
De acordo com o Procon, esses sites possuem denúncias de irregularidades, entre elas demora na entrega do produto, e a falta de retorno das reclamações. Segundo o Procon, algumas dessas lojas estão funcionando sem registro da junta comercial e receita federal.
Em Caruaru, o Procon notificou 131 reclamações de compras online de janeiro até ontem (23 de abril). No mesmo período do ano passado foram 77 reclamações. Em 2012 completo, 289 reclamações.
O comércio eletrônico ou e-commerce é uma nova forma de comercialização de produtos e serviços que surgiu com o advento da internet e, a cada dia, cresce o número de consumidores que passam a utilizá-lo. A comodidade de não ter que se deslocar para um estabelecimento comercial e receber as mercadorias em casa é um grande atrativo, porém o consumidor deve estar atento aos cuidados na hora de comprar ou contratar um serviço, bem como o que fazer se houver algum problema com transação comercial.
Cuidados
-Identificar o fornecedor: procurar a identificação do site e de todos os demais fornecedores envolvidos na compra virtual. (razão social, CNPJ, endereço, telefone, e outras formas de contato além do e-mail). A atenção deve ser redobrada se o site exibir apenas um telefone celular como forma de contato.
-Buscar referências: fornecedores recomendados por amigos, familiares, em redes sociais.
-Verificar o registro de produtos e serviços em órgãos como Anatel, ANVISA,EMBRATUR.
Observe a segurança eletrônica: para contratar, efetuar compras ou transações bancárias pela Internet, usualmente é necessário o envio de dados pessoais, número de telefone, endereço para entrega, número do cartão, senha, etc. Para evitar que outras pessoas consigam acessar esses dados e os utilizem indevidamente, somente os forneça em sites:
• com endereço eletrônico iniciado pela sigla “HTTPS”;
• que exiba no seu navegador de acesso à internet um ícone em forma de cadeado colorido e fechado.
-Instale programas de antivírus
- Evite realizar transações on-line em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.